terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

"Não dá mais pra segurar, controle a hipertensão..."

Pressão arterial é a força que o sangue exerce sobre as paredes dos vasos sangüíneos. O coração e os vasos constituem um sistema hidráulico, onde o coração é uma bomba propulsora que bombeia em média 5 litros de sangue por minuto dentro de um sistema de tubulação, que são os vasos. Quando o coração se contrai, produz uma pressão denominada pressão sistólica ou máxima, que normalmente fica em torno de 130 mmHg e quando relaxa, produz uma pressão mais baixa, chamada de diastólica ou mínima, em torno de 85 mmHg.
Portanto, hipertensão arterial é a pressão PERMANENTEMENTE, SEMPRE maior que 140 mmHg para a pressão máxima e maior do que 85 mmHg para a pressão mínima.
A pressão arterial não é um número fixo, ela varia no decorrer do dia a depender de vários fatores, alguns comuns a todo ser humano (ciclo circadiano da pressão), outros específicos como exercícios, stress, situações de emergência, excesso de peso, idade ou emoções.
A pressão é normalmente mais baixa em repouso ou dormindo. Estas variações da pressão no decorrer do dia é perfeitamente normal. O anormal é a pressão estar PERMANENTEMENTE, SEMPRE elevada.
É importante salientar que a Hipertensão arterial na maioria das pessoas não causa sintomas. 01 em cada 05 Brasileiros, chegando a proporção de 01 para 02 entre os mais idosos, são portadores de pressão alta e no entanto, são pessoas extremamente bem dispostas e aparentemente sadias. No Brasil, mais de 15 milhões de pessoas são hipertensas. Você só saberá se é hipertenso se medir a pressão. Por isso é aconselhável medi-la periodicamente (pelo menos 03 vezes por ano). Hipertensão também ocorre em crianças. Embora ela tenha algumas predileções, não respeita status social nem conta bancária, ataca qualquer pessoa. Pode ser homem ou mulher, criança, jovem ou idoso, rico ou pobre, branco ou preto, calmos ou estressados.
A pressão alta, quando não tratada, com o tempo vai causando lesão nos vasos que podem se romper, como acontece no derrame cerebral (AVC) ou entupir, como ocorre no infarto. Ela produz lesões nos vasos difusamente por todo o organismo causando problemas no cérebro, coração, rins, visão etc.
A causa da hipertensão é desconhecida na grande maioria das pessoas. Existe uma predisposição genética, isto é, quem tem pais e avós hipertensos tem mais chances de ter a doença. Além disso, existem outros fatores que contribuem para o aparecimento da mesma: excesso de sal na alimentação e abuso de bebidas alcoólicas, peso acima do ideal, sedentarismo, stress etc.
A hipertensão não tem cura. Tem controle, que deve ser feito durante toda a vida.
Em relação ao tratamento, duas variáveis são importantes: o tratamento medicamentoso com medicação que reduz a pressão e as mudanças de hábitos e estilo de vida.

Comunicação e Marketing
Angio Cardio

Nenhum comentário:

Postar um comentário