sábado, 26 de fevereiro de 2011

Obesidade


Obesidade

O excesso de gordura é a causa de muitos problemas e deve ser levado a sério. O mesmo apresenta efeitos adversos sobre a saúde, sem considerar o aspecto estético intimamente relacionado ao bem estar psicológico e a auto-estima. Beleza também é fundamental.

Mais gordura no corpo significa maior quantidade de gordura no sangue, o que pode levar a um acúmulo delas nas artérias, diminuindo o seu calibre e aumentando o risco de um ataque cardíaco.

Há muitos riscos à saúde decorrentes do excesso de peso: pressão alta, diabetes, cálculo biliar, bronquite etc. O risco de sofrer todas estas consequências decai significativamente na medida em que a pessoa se aproxima do seu peso ideal.

Uma pessoa ganha peso quando a quantidade de gordura ingerida é maior do que a quantidade gasta pelo organismo. É como uma conta bancária, quanto menos se gasta, maior a “poupança”.

Existe um equivocado senso comum de que a perda de peso pode ser alcançada da noite para o dia, mas na verdade é um processo gradual. Deve-se estabelecer objetivos para perder certa quantidade por semana até que se atinja o peso ideal, que varia conforme a altura, sexo, idade, constituição e atividade física de cada indivíduo. Para isso, a participação do médico é fundamental. E tem mais, tão importante quanto perder peso é mantê-lo.

A maneira mais eficiente de conseguir isso é pela modificação dos hábitos alimentares e pela prática de exercícios físicos.

Estudos recentes demonstraram que a distribuição e localização da gordura pelo corpo é mais importante do que o aumento global da gordura corpórea. A localização da gordura no abdômen com o aumento da circunferência da cintura está mais associada ao aumento da coronariopatia do que a gordura acumulada em outras partes do corpo. Quando a gordura é mais localizada no abdômen é chamada de Central ou “padrão masculino”. Nela, a relação Cintura /Quadril é maior do que 1 e está relacionada com um aumento de coronariopatia tanto em homens como em mulheres.

Quando a distribuição da gordura é maior no quadril do que na cintura, teremos o chamado “padrão feminino” que está relacionada a menor incidência de aterosclerose coronária. Portanto...

"Vem cá cintura fina, cintura de pilão, cintura de menina, vem cá meu coração..."


Fonte: livro "Cuidados com o Coração"
Dr Juarez Magalhães Brito - Cardiologista


Comunicação e Marketing
Angio Cardio


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Prepare-se para curtir o Carnaval.

O Carnaval está chegando... É tempo de alegria e descontração, porém, um descuido principalmente com a alimentação pode acabar com a festa. 

Prepare-se para curtir o carnaval com sucos hidratantes e desintoxicantes.
Não esqueça também de se alimentar de 3/3 horas
Beber muito líquido durante a festa.

Ingerir pequenas porções em várias refeições diárias.

Evitar carnes e lanches gordurosos.

Não ficar sem comer para emagrecer.

Leve barras de cereais.

Não coma em lugares sem higiene adequada.
 Se for beber álcool, intercale água ou suco de fruta entre um gole e outro
Os sucos naturais de frutas e vegetais frescos  são excelentes fontes de nutrientes com papel  de diminuir  a ação dos radicais livres, o que promove um sistema imunológico mais ativo e forte , além de ajudar a prevenir viroses que vêem junto com o final do carnaval.

Possuem funções hidratantes, diuréticas e laxativas, que podem ser notados nas primeiras 24 horas de uso. Já para combater outros distúrbios, os sucos devem se tornar um hábito, porque esses efeitos ocorrem num período de médio a longo prazo.

Observar que não adianta estocar na geladeira depois de pronto para consumir mais tarde, deve ser feito na hora do consumo.

Receitas
Suco diurético
Melhora a função renal, ajuda a eliminar toxinas e reduz a retenção de líquidos.
O aipo é rico em glutationa, uma substância que neutraliza os radicais livres. A melancia é rica em água, fibras, além de licopeno que previne o envelhecimento precoce e o câncer de próstata e mama.
1 copo de suco de melancia coado (2 fatias médias)
1 talo de aipo com as folhas

Modo de preparar: bater no liquidificador e tomar imediatamente.
Suco pós-ressaca do carnaval
Ajuda o fígado a se recuperar e acelerar a eliminação de toxinas que causam a ressaca. O repolho é rico em glutamina, um aminoácido que protege e repara o fígado dos efeitos danosos do álcool. A cúrcuma possui carotenóides com ação hepatoprotetora.

¼ repolho verde de tamanho pequeno
1 limão previamente espremido e sem as sementes
1 talo de aipo com as folhas
1 colher de sopa de folhas frescas de coentro
½ colher de chá de cúrcuma

Modo de preparar: usar centrífuga ou bater no liquidificador com um pouco de água mineral sem gás e coar. Se quiser um sabor um pouco melhor, use água de coco.
Suco para pele firme
é rico em antioxidantes e bioativos que combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento da pele. Fornecem energia e a disposição.

½ limão
1 xíc. (chá) de uva rosada com casca
2 maçãs verdes com casca e sem sementes
1 xíc. (chá) de água mineral
Adoçante (opcional)

Modo de preparar: bata todos os ingredientes no liquidificador.
Suco da beleza total
A cenoura e a salsa são fontes de betacaroteno, que, transformado no organismo em vitamina A, estimula o sistema imunológico e atua na recuperação e no brilho da pele. Ainda tem substâncias antiinflamatórias e antienvelhecimento.

2 cenouras cruas picadas
½ maçã com a casca e sem sementes
1 xíc. (chá) de melão picado
1 fatia de gengibre sem casca
1 punhado de salsa
1 col. (sobremesa) de linhaça dourada (deixe de molho na água de um dia para o outro)
Adoçante (opcional).

Modo de preparar: passe os ingredientes na centrífuga ou no liquidificador. Se preferir, coe.
Bom Carnaval!!

 
Jamile Almeida Baptista
Nutricionista - Angio Cardio Bahia
Tel.: 71 3451.0200

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

"O único jeito de não ficar velho, é morrer antes..."

Idade

Sem sombra de dúvidas, a principal causa de morte em pessoas com idade acima de 65 anos é a doença coronariana. Portanto, o fator idade indica maior ou menor risco para coronariopatia, valendo para ambos os sexos. A partir dos 65 anos, os riscos, mesmo na ausência de outros fatores, aumentam rapidamente. Entretanto, o fato de ser jovem não isenta o indivíduo de risco. Embora não seja tão comum como nos adultos, existem crianças que têm colesterol elevado e isso decorre principalmente dos erros alimentares pela ingestão excessiva de gordura animal (leite integral, manteiga, ovos, queijos etc.), pizzas e hambúrgueres tão apreciados pelas crianças e adolescentes. Quanto maior a ingestão de gordura e mais obesa for a criança, maior o risco.
Recomenda-se que o colesterol total seja medido em crianças maiores de 2 anos, se um dos seus pais tiver nível de colesterol de alto risco, isto é, acima de 240 mg/dl.
História familiar positiva de doença coronariana no pai ou em parente de primeiro grau (tio, avô) do sexo masculino antes dos 55 anos de idade e/ou mãe ou uma parente de primeiro grau do sexo feminino antes dos 65 anos.
Em alguns casos, as estrias gordurosas que são os precursores da placa de ateroma são encontradas a partir dos três anos de idade. Portanto, a prevenção deve ser iniciada na infância, principalmente nos filhos das pessoas com as características acima citadas. Deve-se ter cuidado com a alimentação, fazendo com que as crianças sejam submetidas a uma dieta pobre em gorduras e se acostumem, desde cedo, a fazerem exercícios físicos. Os princípios alimentares aconselhados, de um modo geral, são os mesmos para os adultos.
--
Comunicação e Marketing
Angio Cardio

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Projeto Saúde nas Empresas - IRDEB.


Palestra Dr Juarez Magalhães Brito - Teatro IRDEB
foto: Marta Rebouças


Nos dias 16 e 17 de fevereiro, a Angio Cardio - Centro de Diagnóstico Cardiovascular, realizou Campanha de Prevenção e Cuidados com a Saúde Cardiovascular, nas dependências do IRDEB - Instituto de Radiodifusão da Bahia.

Esta ação faz parte do projeto da Angio Cardio, “Saúde nas Empresas”, e no IRDEB foram realizados atendimentos gratuitos para os funcionários, nos procedimentos de: Eletrocardiograma, Medição de Colesterol, Pressão Arterial, Medição de Circunferência Abdominal e Índice de Massa Corporal. Nessa atividade também foi apresentada palestra com o tema “Fatores de Risco”, ministrada pelo Cardiologista, Dr. Juarez Magalhães Brito.

Projeto e Realização: Angio Cardio
Apoio: IRDEB
Patrocínio: UNIR - Associação dos Funcionários do IRDEB
Colaborador: Laboratório Astrazeneca

Comunicação e Marketing
Angio Cardio

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Algumas sugestões para mudanças de hábitos:

Nunca suspender a medicação sem a devida orientação do seu médico;
Reduza o sal na alimentação. Reduzir o sal, significa ingerir mais ou menos 05 gramas de sal por dia, o que equivale a 02 colheres de chá de sal por dia. Mesmo que você não adicione sal aos alimentos, eles contêm intrinsecamente 02 a 03 gramas de sal/dia;
Não coloque saleiro na mesa;
Não coma enlatados, isto é, alimentos processados e industrializados, mesmo vegetais como: ervilhas, milho verde, pois o conservante básico destes alimentos é o sal. Com exceção para os que têm especificação no rótulo de não conter sal;
Calcule o tempo que dura 01 kg de sal na sua casa, isto é, verifique o seu consumo de sal/dia, que já vimos que deve ser em torno de 05 g. Isto é feito da seguinte maneira: 1000 g dividido por 30 dias dividido pelo número de pessoas da casa. Exemplo: 1000 / 30 / 3 pessoas = 11g de sal/dia. Portanto, acima do permitido que é 05 g;
Pratique exercícios físicos regulares;
Controle o peso: evite doces e gorduras;
Pare de fumar;
Reduza a ingestão de álcool;
Controle o stress: gerencie seu tempo, estabeleça tempo para o lazer, pratique um hobby, reserve tempo para relaxar todos os dias.

Comunicação e Marketing
Angio Cardio

"Não dá mais pra segurar, controle a hipertensão..."

Pressão arterial é a força que o sangue exerce sobre as paredes dos vasos sangüíneos. O coração e os vasos constituem um sistema hidráulico, onde o coração é uma bomba propulsora que bombeia em média 5 litros de sangue por minuto dentro de um sistema de tubulação, que são os vasos. Quando o coração se contrai, produz uma pressão denominada pressão sistólica ou máxima, que normalmente fica em torno de 130 mmHg e quando relaxa, produz uma pressão mais baixa, chamada de diastólica ou mínima, em torno de 85 mmHg.
Portanto, hipertensão arterial é a pressão PERMANENTEMENTE, SEMPRE maior que 140 mmHg para a pressão máxima e maior do que 85 mmHg para a pressão mínima.
A pressão arterial não é um número fixo, ela varia no decorrer do dia a depender de vários fatores, alguns comuns a todo ser humano (ciclo circadiano da pressão), outros específicos como exercícios, stress, situações de emergência, excesso de peso, idade ou emoções.
A pressão é normalmente mais baixa em repouso ou dormindo. Estas variações da pressão no decorrer do dia é perfeitamente normal. O anormal é a pressão estar PERMANENTEMENTE, SEMPRE elevada.
É importante salientar que a Hipertensão arterial na maioria das pessoas não causa sintomas. 01 em cada 05 Brasileiros, chegando a proporção de 01 para 02 entre os mais idosos, são portadores de pressão alta e no entanto, são pessoas extremamente bem dispostas e aparentemente sadias. No Brasil, mais de 15 milhões de pessoas são hipertensas. Você só saberá se é hipertenso se medir a pressão. Por isso é aconselhável medi-la periodicamente (pelo menos 03 vezes por ano). Hipertensão também ocorre em crianças. Embora ela tenha algumas predileções, não respeita status social nem conta bancária, ataca qualquer pessoa. Pode ser homem ou mulher, criança, jovem ou idoso, rico ou pobre, branco ou preto, calmos ou estressados.
A pressão alta, quando não tratada, com o tempo vai causando lesão nos vasos que podem se romper, como acontece no derrame cerebral (AVC) ou entupir, como ocorre no infarto. Ela produz lesões nos vasos difusamente por todo o organismo causando problemas no cérebro, coração, rins, visão etc.
A causa da hipertensão é desconhecida na grande maioria das pessoas. Existe uma predisposição genética, isto é, quem tem pais e avós hipertensos tem mais chances de ter a doença. Além disso, existem outros fatores que contribuem para o aparecimento da mesma: excesso de sal na alimentação e abuso de bebidas alcoólicas, peso acima do ideal, sedentarismo, stress etc.
A hipertensão não tem cura. Tem controle, que deve ser feito durante toda a vida.
Em relação ao tratamento, duas variáveis são importantes: o tratamento medicamentoso com medicação que reduz a pressão e as mudanças de hábitos e estilo de vida.

Comunicação e Marketing
Angio Cardio

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

"Quem avisa, amigo é..."


São condições demonstradas estatisticamente como sendo capazes de aumentar os riscos das pessoas de adquirir, desenvolver e até morrer de aterosclerose coronariana.

Existem múltiplos fatores considerados de riscos. Eles interagem sinergicamente entre si, aumentando em progressão geométrica a probabilidade de desenvolvimento da Doença Coronariana.

Fatores de risco que podem ser controlados:
Hipertensão Arterial;
Fumo;
Obesidade;
Sedentarismo;
Alcoolismo;
Diabetes;
Stress.

Fatores de risco que não podem ser controlados:
História familiar = Hereditariedade;
Idade;
Sexo.


Comunicação e Marketing
Angio Cardio

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

"O peixe morre pela boca..."

Colesterol

Todos nós temos colesterol no sangue, mas se esses níveis crescem acima do normal, o risco de desenvolver doença coronariana aumenta muito, pois ele se deposita na parede das artérias, formando placas de gordura que levarão ao enrijecimento das paredes das artérias e obstrução progressiva da circulação sangüínea. O colesterol é um tipo de gordura fabricada principalmente pelo fígado. Este colesterol é chamado de endógeno (produzido pelo próprio organismo). Há também o colesterol proveniente da alimentação, chamado de exógeno. Foi constatado que em populações cujas dietas têm excessivo teor de gordura ocorre maior número de morte por doenças coronarianas. O elo entre dietas ricas de gorduras e ataque cardíaco é o colesterol. Reduções dos níveis sangüíneos de colesterol são perfeitamente possíveis na maioria dos indivíduos e um grande número deles não necessita de um tratamento à base de medicamento; esta redução é conseguida com uma dieta alimentar adequada, com baixas concentrações de gorduras.
Pode-se dizer que, para cada 1% de redução dos níveis de colesterol sangüíneo, existe uma redução de 2% no risco de ataque cardíaco em homens com diagnóstico de hipercolesterolemia.
Os alimentos contêm 3 tipos de gorduras: saturadas, poliinsaturadas e monoinsaturadas.
Saturadas: São aquelas que tendem a aumentar o colesterol. Elas são encontradas principalmente em alimentos de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados etc.) e alimentos industrializados (bolos, bolachas, margarinas etc.), no chocolate, na gordura de coco e em certas sementes (nozes, amendoim, castanha etc.).
Poliinsaturadas: São aquelas que ajudam a diminuir o colesterol sangüíneo. Elas são encontradas em alta quantidade em certos óleos vegetais como soja, milho, girassol e de peixe.
Monoinsaturadas: Não aumenta os níveis de colesterol, podendo, ainda, diminuí-los. São encontradas em alguns óleos vegetais, tais como o azeite de oliva.
A seguir algumas sugestões importantes:
Para as compras:
Comece suas compras por onde se encontram os alimentos frescos como frutas, verduras e pão integral. As carnes magras e os laticínios dietéticos são produtos também encontrados nesses locais. Os alimentos processados, encontrados nos corredores centrais, em caixas, latas ou recipientes plásticos, freqüentemente são ricos em gorduras e devem ser evitados;
Se precisar comprar alimentos empacotados, leia a etiqueta. Compare os itens similares e escolha aquele que tenha o menor teor de gorduras. Escolha leite desnatado, queijo e iogurtes com pouca gordura;
Não compre produtos preparados com ingredientes ricos em gordura saturada e colesterol, como manteiga, bacon, óleo de coco e de palma, cremes ou molhos cremosos sólidos de leite integral, queijos amarelos e ovos.
Para cozinhar:
Retire toda a gordura da carne, a pele do frango e do peixe antes de cozinhar;
Cozinhe a vapor, em água fervendo, na grelha ou na chapa. Use panelas antiaderentes ou forno de microondas. Evite fritar alimentos;
Prepare um cozido ou uma sopa e deixe na geladeira de um dia para o outro. Antes de esquentar novamente, retire a camada de gordura endurecida que se forma na superfície.
Os pontos principais para uma vida saudável são os seguintes:
Consumir uma dieta variada;
Manter um peso ideal;
Dieta pobre em gorduras saturadas;
Regime abundante em vegetais, verduras, grãos, frutas e cereais que são ricos em fibras hidrosolúveis;
Utilizar os açúcares, o sal e o álcool com moderação;
Aumentar o consumo de peixe;
Incrementar o uso de óleos vegetais com baixa porcentagem de ácidos graxos saturados (soja, milho etc.);
O processo de aquecer óleo, como nas frituras, transforma as gorduras poliinsaturadas, que possuem baixo teor de colesterol, em gorduras saturadas. Logo, evite definitivamente as frituras.
No final destas orientações você encontrará as Diretrizes do "National Cholesterol Education Program" dos Estados Unidos para a redução do colesterol plasmático, e a composição em calorias por alimentos e por cada porção. Faça sua própria dieta.

--
Comunicação e Marketing
Angio Cardio