terça-feira, 6 de dezembro de 2011

VENDE-SE ECCO COLORIDO - ULTRASSONOGRAFIA

Programa de Gerenciamento de Endocrinopatias

Pensando em você beneficiário que precisa de avaliação e acompanhamento regular com o endocrinologista, o Planserv instituiu o Programa de Gerenciamento de Portadores de Endocrinopatias, oferecendo consultas com endocrinologistas e nutricionistas.

A primeira consulta
A marcação da primeira consulta com endocrinologista é realizada diretamente na clínica escolhida pelo beneficiário. O médico avaliará a necessidade de continuidade do beneficiário no Programa.
Autorização das consultas
Todas as consultas necessitam de autorização do Planserv que é sempre fornecida para 30 dias após a data do último atendimento. A autorização das consultas possui validade de 60 dias.

A primeira consulta possui autorização automática. Para autorização das demais, as clínicas devem encaminhar o relatório do último atendimento para análise por equipe técnica do Planserv que responde em até 48 horas após a solicitação.

O paciente somente poderá ser atendido após autorização da consulta pelo Planserv.

O acompanhamento nutricional somente é autorizado quando solicitado pelo endocrinologista e o beneficiário possuir os critérios estabelecidos no Protocolo do Programa.

Mudança de clínica

É aconselhável que o beneficiário inserido no Programa mantenha-se acompanhado pelos mesmos profissionais nas clínicas inicialmente escolhidas. Os casos excepcionais para mudança de clínica deverão ser justificados pelos beneficiários através de envio de carta ao Planserv para avaliação.

 Central de Atendimento: 71 3451.0200

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Gastrina: opção "caseira" para o diabetes?

Será que santo de casa não faz milagre? A gastrina é um hormônio velho conhecido (cai até no vestibular), estimulador da produção de ácido no estômago. Seus níveis sobem quando nos alimentamos ou em resposta ao uso de medicações que reduzem a acidez gástrica (ex: omeprazol).

Um hormônio mais importante para a Gastroenterologia do que para a Diabetologia, a princípio. Ao menos até 2005, quando estudos começaram a demonstrar a capacidade da gastrina de regenerar as células produtoras de insulina no pâncreas (células-beta). Depois disso, trabalhos em animais mostraram redução da glicemia quando administrado lansoprazol (que eleva a gastrina).

E não é que este veterano brilhou em um artigo publicado no Endocrinology de Maio deste ano? Os autores aplicaram gastrina em ratos submetidos à ressecção prévia de 95% do pâncreas e observaram efeitos entusiasmantes.

Além da redução da glicemia (de 436 para 280 mg/dL), comprovou-se aumento da replicação e menor degradação das células-beta. A empolgação deve ser contida diante do conhecimento de que as células-beta de ratos têm mais facilidade para se reproduzir do que as humanas. Ainda assim, fica a esperança de que este "santo de casa" ajude na cura do diabetes.

Eduardo Quadros Araújo
Endocrinologista - CRM 20533
http://blogdaobesidade.blogspot.com/

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Importância das Fibras na Alimentação Humana

O papel relevante das fibras na nutrição humana começou a ser descoberto a partir dos anos 70. Contudo, nos últimos anos este nutriente ganhou importância especial através de observações epidemiológicas e clínicas que relacionaram a ocorrência de certas enfermidades (doença cardiovascular, câncer de cólon, diabetes e outras) às dietas pobres em fibras.

As fibras são carboidratos de origem vegetal que são resistentes à digestão e absorção pelo trato digestivo humano. Existem dois tipos de fibras: A fração Solúvel, formada pelas pectinas, gomas, mucilagens e outras. Este tipo é encontrado em frutas, vegetais, flocos e farelo de aveia. A fração Insolúvel, formada basicamente pela celulose e algumas hemiceluloses. Este tipo é encontrado principalmente nos vegetais folhosos, leguminosas (feijões), grãos integrais e nas cascas de frutas.

BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE FIBRA
Regulam a velocidade de digestão e absorção dos nutrientes; Aumentam o volume das fezes; regulam o tempo do trânsito intestinal; Atuam no controle dos níveis de glicose no sangue; reduzem o nível de colesterol plasmático e LDL; Atuam na prevenção de doenças intestinais, como diverticulite a câncer de cólon; Fornecem substrato fermentável à microflora normalmente presente no intestino grosso.

A ingestão diária de fibras recomendada para adultos varia entre 20 – 30 gramas. O excesso de fibras pode interferir com a absorção de zinco e cálcio, especialmente em crianças e idosos.

Existem várias formas para obter uma quantidade maior de fibra na sua alimentação do dia a dia, vejam algumas:

- Consuma várias porções de frutas ao dia. Dê preferência à fruta inteira em vez do suco. E para obter uma maior quantidade de fibras procure comê-las com casca e bagaço, se for possível;
-Aumente o seu consumo de cereais e leguminosas. Selecione cereais integrais ou produtos à base dos mesmos, em lugar de cereais refinados
-Aumente o consumo de hortaliças. Uma dica é adicionar farelo de talos e folhas no preparo de sopas, refogados, bolinhos, etc.;
-No lanche das crianças, substitua doces e frituras por frutas frescas;
-Nas refeições em restaurantes, inclua verduras e saladas e peça frutas como sobremesa.
O sucesso de uma dieta rica em fibras depende da ingestão adequada de líquidos (1,5 – 2,0 L/dia).

Sandra Sampaio Cardoso - Nutricionista CRN-0514

terça-feira, 27 de setembro de 2011

26 de setembro - Dia Mundial do Coração.

Dia Mundial do Coração



No Dia Mundial do Coração a Angio Cardio realizou campanha de prevenção e cuidados com a saúde cardiovascular.

A ação aconteceu no lobby do Centro Médico Christian Barnard, situado no bairro Cidade Jardim, aberta ao público, com atendimento gratuito em: verificação de pressão arterial, medição de circunferência abdominal, colesterol, monóxido de carbono e glicemia. 

As atividades ocorreram das 10:00h às 16:00h, onde foram atendidas 200 pessoas.

Realização: Angio Cardio – Centro de Diagnóstico Cardiovascular

Apoio: Zaferano, Laboclin e Centro Médico Christian Barnard

Participação: A Casa Salão de Beleza, Dondocas, Isa Rocha, Estação DVD, Laboclin Óticas Focal, Spázzio Salão de Beleza, Sergio Silveira Consultório Odontológico.

Marta Rebouças
Comunicação e Marketing
Angio Cardio

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Alimentação Saudável e Qualidade vida

¨A alimentação influencia na saúde do Homem, por relacionar a nutrição com a sobrevivência, desempenho na vida, conservação da espécie e como fator mais importante para a longevidade com qualidade de vida. ¨

Práticas alimentares saudáveis começam na infância, desde o aleitamento materno.
O papel dos pais nesse sentido é fundamental, pois atuam como modelo de determinados padrões alimentares para os filhos.

Alimentação saudável pode ser definida como aquela capaz de oferecer todos os nutrientes necessários para o individuo, promovendo saúde e bem estar.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o consumo de álcool e excesso de gorduras saturadas, aliadas ao baixo consumo de frutas e vegetais são práticas potencializadoras quando associadas a um conjunto de fatores de risco responsável pelo aumento das DCNT: diabetes mellitus, obesidade, hipertensão arterial, dislipidemias, câncer e outros.

Uma boa nutrição exerce importante papel na prevenção e na redução dos riscos das DCNT.

Com quatro palavras podemos resumir uma alimentação saudável:

Quantidade: A quantidade de alimentos deve ser suficiente para cobrir todas as necessidades de energia do organismo.

Qualidade: A alimentação diária deve conter todos os nutrientes.

Harmonia: A quantidade dos nutrientes deve guardar proporções entre si

Adequação: a alimentação deve adequar-se aos hábitos individuais, situação sócio econômica e aspectos clínicos.

Uma alimentação saudável deve contemplar desde a seleção correta dos alimentos que deve ser de forma variada, colorida e refeições que combinem diferentes grupos de alimentos – carnes, leite, ovos frutas, vegetais, cereais, grãos, açúcares e gorduras não saturadas de preferência.
Os Dez Passos para uma Alimentação Saudável são orientações práticas sobre alimentação para  pessoas saudáveis. Segundo o Ministério da saúde:
  • Faça pelo menos 4 refeições por dia. Não pule as refeições;
  • Aumente e varie o consumo de frutas e verduras. Coma-as 5 vezes ao dia;
  • Coma feijão pelo menos 1 vez ao dia e no mínimo 4 vezes por semana;
  • Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carnes com gordura aparente, salsicha, frituras e salgadinhos para no máximo duas vezes por semana;
  • Diminua a quantidade de sal. Retire o saleiro da mesa;
  • Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. Evite o consumo diário.  Ingira pelo menos 6 a 8 copos de água por dia;
  • Reduza o consumo de doces, bolos e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo duas vezes por semana;
  • Mantenha o peso dentro de limites saudáveis. Consulte um Nutricionista;
  • Aprecie sua refeição. Coma devagar, não se alimente vendo televisão;
  • Seja Ativo. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.
Sandra de Cassia Sampaio Cardoso - Nutricionista CRN-0514

sábado, 6 de agosto de 2011

8 de agosto - Dia Nacional de Controle do Colesterol


No dia 8 de agosto comemoramos o Dia Nacional de Controle do Colesterol. A Diretoria de Promoção de Saúde Cardiovascular SBC/FUNCOR e o Departamento de Aterosclerose da SBC lançaram a campanha "Colesterol, quanto mais baixo melhor!".

A Campanha visa conscientizar médicos e pacientes para a importância de atingir metas de acordo com o risco cardiovascular individual. Ações gratuitas serão realizadas para a população, consulte o nosso site, clique aqui.

Na semana do Dia Nacional de Controle ao Colesterol a SBC realizará também um curso gratuito para a população "Aprenda a controlar seu colesterol".

O curso, destinado à população em geral, que tem como objetivo abordar a importância da manutenção das taxas de colesterol e formas de controle, como alimentação saudável e prática de atividade física.

Informe aos seus pacientes e incentive a participação!

Data: 11/08/2011
Horário: 10h às 12h
Local: Centro de Treinamento / SBC
Endereço: Alameda Santos, 705, 10º andar, São Paulo

 
Contamos com você!


Visite o site e conheça o que a SBC faz pela
saúde do seu coração:
http://prevencao.cardiol.br/

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Na Angio Cardio tem >> Programa de Gerenciamento de Endocrinopatias


Programa de Gerenciamento de Endocrinopatias
Central de Atendimento: 71 3451.0200

Pensando em você beneficiário que precisa de avaliação e acompanhamento regular com o endocrinologista, o Planserv instituiu o Programa de Gerenciamento de Portadores de Endocrinopatias, oferecendo consultas com endocrinologistas e nutricionistas.

A primeira consulta
A marcação da primeira consulta com endocrinologista é realizada diretamente na clínica escolhida pelo beneficiário. O médico avaliará a necessidade de continuidade do beneficiário no Programa.

Autorização das consultas
Todas as consultas necessitam de autorização do Planserv que é sempre fornecida para 30 dias após a data do último atendimento. A autorização das consultas possui validade de 60 dias.

A primeira consulta possui autorização automática. Para autorização das demais, as clínicas devem encaminhar o relatório do último atendimento para análise por equipe técnica do Planserv que responde em até 48 horas após a solicitação.

O paciente somente poderá ser atendido após autorização da consulta pelo Planserv.

O acompanhamento nutricional somente é autorizado quando solicitado pelo endocrinologista e o beneficiário possuir os critérios estabelecidos no Protocolo do Programa.

Mudança de clínica
É aconselhável que o beneficiário inserido no Programa mantenha-se acompanhado pelos mesmos profissionais nas clínicas inicialmente escolhidas. Os casos excepcionais para mudança de clínica deverão ser justificados pelos beneficiários através de envio de carta ao Planserv para avaliação.

Fonte de informação:
Planserv - Programa de Gerenciamento de Endocrinopatias.



Angio Cardio - Rua Leonor Calmon, 256 - Centro Médico Christian Barnard, 507-508/801-802 - Cidade Jardim - Tel.: 71 3451.0200

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Angio Cardio - 3ª Edição da Corrida do Pessoal da Caixa


Corrida do Pessoal da Caixa

Angio Cardio x Corrida do Pessoal da Caixa

Angio Cardio x Corrida do Pessoal da Caixa

Corrida do Pessoal da Caixa
3ª Edição da Corrida do Pessoal da Caixa em comemoração aos 40 anos da FENAE

No último domingo 29, aconteceu o evento esportivo 3ª Edição da Corrida do Pessoal da Caixa em comemoração aos 40 anos da FENAE – Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal. O evento foi realizado no Parque de Pituaçu e a Angio Cardio em parceria com a APCEF-BA, participou com atendimento a saúde dos associados em aferição de pressão arterial e medição da circunferência abdominal.

sábado, 28 de maio de 2011

Campanha de Prevenção e Cuidados com a Saúde Cardiovascular - Associação dos Aposentados Coelba

 AAC - Associação dos Aposentados da Coelba

No último dia 25, a convite do Dr. Dalcio Lobão, Presidente e Srª Sandra José e Silva, vice-presidente da Associação dos aposentados da Coelba, Dr. Juarez Magalhães Brito, Cardiologista, ministrou palestra na Associação com o tema Fatores de Risco Cardiovasculares.

Associação dos Aposentados da Coelba

 
Associação dos Aposentados da Coelba



Marta L Rebouças